Cuidados para não errar na escolha do ticker: Fui ver a mula era eu!

Fala Galera da Finansfera!

Gostei bastante da possibilidade de gerar renda com o lançamento de opções, acredito que vocês notaram meu entusiasmo ao falar do assunto.

Fiz uma pequena planilha para calcular o rendimento mensal destas operações e escolhi alguns ativos interessantes com boa liquidez para acompanhar o preço e, conforme a pressão do mercado, lançar opções em uma carteira pequena dentro do meu portfólio.




Essa carteira fará o papel que os trades fazem na carteira de alguns amigos, já que não tenho tempo para me dedicar à essas alternativas de geração de caixa.

Estamos num mercado direcional há mais de um ano. O típico cenário onde todo mundo é gênio. Então se você tiver maturidade para entender isso é uma boa janela para aprender. No entanto, há quem acredite que já está perdendo força e que 2018 a estória será outra.

Em outubro/17 vi uma opção da Petrobras com vencimento em dezembro pagando 15,80% de prêmio. Não tive dúvidas. Comprei o ativo e lancei opção call! I rule the world!

Sério?! Num mercado direcional de alta?

Comentei com 2 amigos sobre o trade e infelizmente eles me acompanharam.

Quando passou o frenesi, um deles me chamou no zap com a notícia:

Lançamos opção de compra para daqui há 1 ano.

Raramente se vê opção de 4 meses para frente liberada pela Bovespa, com liquidez é ainda mais raro, mas 14 meses é ridículo!

Refizemos as contas e o trade vai ter TIR de 1,28% ao mês, em caso de exercício. Ruim não é, mas para o risco que assumi é pouco.

Nestas situações lembro da peça saltimbancos do Chico Buarque. O burro vivendo para trabalhar, quase não consegue puxar a carroça de tão pesada e então escuta do patrão: vamos, mula preguiçosa!

O burro indignado exclamou: fui ver a mula era eu!

Como vendi a opção com strike no preço, mesmo com esse prazo longo, acredito que minha idiotice encontrará redenção.


Estou compartilhando essa lição para reforçar o conhecimento. Só entre nas operações planejadas e calculadas. Não tem almoço grátis! Sou só mais uma sardinha nesse tanque de tubarões! Não é porque ganhei do sistema em meia dúzia de situações que sou o chosen one!

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Olá Janota!

    É meu caro, mercado de opções é complicado. Em meu estudo com a estratégia barbell, gostaria de montar com opções a prazo maiores, mas ultimamente só com 3 meses mesmo.

    Como você lançou com um bom prazo, tem bastante tempo para desfazer! Pode até pegar um bom lucro!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inglês!
      Acho que vai haver boas oportunidades, o bom é que o prêmio gordo já tá trabalhando pra mim.
      Abraço!

      Excluir
  2. Desculpa a ignorancia.
    Mas posso comprar opcoes no mercado fracionario?
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mineiro!
      Não sei se dá. Mas eu que opero no máximo 500 já estou entre as ordens mais mixurucas. Outro ponto importante é que dependendo de como pretende operar opções você só vai dar dinheiro pra banca.
      Se vc comprar opções pozinho (0,01) ela teria que valorizar muito só pra pagar a corretagem.
      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!