Abertura de conta no BB Americas




Um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para sua independência financeira.


Olá Finansfera!!!

Este post é comemorativo da abertura de minha conta no BB Americas.


Há muito tempo tenho vontade de abrir uma conta no exterior com principal objetivo de fugir do IOF e tentar uma cotação mais justa para o Dólar/Euro por ocasião das minhas viagens de férias.





Apesar de ter tomado conhecimento da possibilidade, sempre fui inibido pelo medo do desconhecido. Seguem abaixo os aspectos que considerava:


- Tributação: acreditava que os impostos seriam difíceis de administrar, criando inclusive situações de dupla tributação no caso de investimentos (exterior e Brasil).


- Legalidade: sempre se notícia o assunto de remessas ao exterior em páginas policiais e nunca no noticiário econômico.


- Operacionalidade: não achava ser possível realizar a abertura de conta à distância.


- Custo: imaginava que os custos fossem proibitivos a ponto de inviabilizar o negócio.


Recentemente, um certo "daemom1" tem me inflamado com o desejo de realizar um hedge financeiro que me protegesse, ao menos em parte, do risco político brasileiro, de forma que comecei a pesquisar mais o assunto, já que a frívola vontade de viajar o mundo de forma mais econômica não foi capaz de fazê-lo.


Encontrei valiosas informações nos blogs dos companheiros dessa jornada à independência financeira (Viver de Dividendos, Buscando o Primeiro Milhão / Frugal Simple/ Investidor Internacional / Aportador Financeiro) e vi que todas as minhas premissas eram erradas, fruto da minha ignorância sobre o tema. De forma que a realidade se mostra mais simples:

- Tributação: O Brasil possui acordo de tributação com os Estados Unidos de forma que não há cobrança de impostos para ganho de capital e os impostos cobrados na fonte nos EUA (em especial os dividendos) podem ser abatidos aqui no Brasil (Benefício obtido com o formulário W-8BEN)


- Legalidade: A transferência de recursos por meio eletrônico é fiscalizada pelo Banco Central e os dados de sua conta estarão sujeitos à fiscalização no Brasil. Basta você manter seu imposto de renda devidamente atualizado. Lembrando que os ganhos de capital devem ser apurados mensalmente, pagos conforme a apuração e depois informados na declaração anual.


- Operacionalidade: Existem várias opções de abertura de conta à distância, tanto para banco, quanto para corretora.


- Custo: Cada um deve fazer a sua avaliação pois os custos envolvidos variam com o tipo de operação que cada um deseja fazer (conta corrente, cartão de crédito, ações, opções, bonds e etc) e os valores que cada um dispõe para aportar.

Por que BB Americas

Além da ajuda virtual, também entrei em contato com um amigo que já tinha realizado a empreitada, tomei coragem e iniciei meu processo.

De fato, apesar de pertencer ao Banco do Brasil o BB Americas está submetido ao regramento bancário estadunidense e os recursos alocados lá são garantidos pelo FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation), instituição muito similar ao nosso FGC (Fundo Garantidor de Créditos.


Diferentemente do BB Miami, que neste ponto parece ser apenas uma agência do BB nos Estados Unidos.

Atentar para a grande diferença do FDIC para o FGC, pois o primeiro é uma agência vinculada ao governo estadunidense, o segundo é uma sociedade civil mantida pelos bancos sob orientação do governo brasileiro.

Outras questões que motivaram a escolha são que a cotação dólar de transferência (spread) do BB Americas é bem mais baixo que outras opções disponíveis e não há qualquer taxa, exceção do imposto IOF de 1,10% (em mar/2018 o governo alterou a mordida de 0,38% para 1,10%).

O atendimento totalmente em português ajudou na celeridade do processo.

Obviamente, não pretendo usar um banco para investir por lá, e sim uma corretora. Como essa questão ainda não está fechada o assunto será tratado em outro post.

Abaixo relaciono os links que me foram bastante úteis no processo de aprendizagem e decisão.
Grande Abraço, bons investimentos e até o próximo post!!! 

Referências:

1 Daemon divindade que gregos antigos atribuíam à uma diversidade enorme de sentimentos e forças naturais. Elas possuíam baixo grau de personificação e funcionavam como uma espécie de gênio. O grande filósofo Socrátes dizia conversar com um daemon que o inspiraria.

Leia também:

Comentários

  1. olá JI

    bom post JI

    então daqui a pouco teremos mais uma carteira americana na blogsfera kkkk

    parabéns e sucesso nos investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a proposito, cria um canal aí no seu blog para trocarmos links.

      Excluir
    2. E aí VdD!?
      Desculpa a ignorância, mas como funciona esse canal?

      Excluir
    3. quando falo canal é criar uma barra lateral no seu site promovendo os outros blogs de finanças, se entrar no meu blog ou em qualquer um (pelo menos a grande maioria) dos blogs da nossa área vai ver uma barra lateral com links de outros blogs parceiros.

      Dessa forma ambos os blogs se beneficiam com a troca de links.

      Excluir
  2. Fala Janota!

    Parabéns pela abertura da conta no BB Americas e por ter dado o primeiro passo para os investimentos no exterior. Quebrar essa barreira é muito difícil mas depois que consegue, você verá como é simples e prático.

    Uma vez pergunte à gerente do BB Miami qual a diferença entre ele e o Americas e se não me engano a diferença é que o Americas é Banco de Varejo e o Miami de investimento ou vice versa. Não me recordo bem.

    Importante saber sobre as transferências entre os bancos é que há duas modalidades. Uma você paga o cambio do dia que já aparece na tela na hora da transferência e acaba saindo melhor para pequenas movimentações. Outra você faz transferência em dólar e paga 40$ mais o iof e fica melhor para grandes movimentações tipo acima de 5k Trumps. A diferença se dá no spread. 40$ significa algo em torno de 150 reais e o spread as vezes é de até 0,10 entre as modalidades.

    Mantenha-nos atualizados com os próximos passos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá Janota, obrigado pela referência.

    Parabéns por este passo importante ao abrir conta no BB America. Eu tenho uma dúvida: Além do spread de 0,10 na cotação, existe a cobrança de $10 no recebimento de uma remessa internacional? As minhas remessas são cerca de 2k Trumps por vez, quais seriam os custos envolvidos nessa transação?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aportador, lá fora eles cobram 10 Trumps pra você receber dinheiro, é mole isso?!

      Excluir
    2. Na minha conta não me cobraram nada. Nem aqui no Brasil, nem nos EUA.
      Porém o gerente me alertou que seria cobrada uma tarifa de remessa do cartão de débito para o Brasil (algo como 20 Trumps) porém isso ainda não aconteceu.

      Excluir
    3. A cobrança é quando você recebe dinheiro na conta. Transferências de câmbio não há cobrança porque já paga a transação com o iof e o spread mas se fizer algum trabalho e o dinheiro for depositado, lá se vão 10 Trumps.

      Excluir
    4. Entendi! Então arrumei mais um sócio! Kkk

      Excluir
  4. Show Janota, eu não diria um pequeno, mas sim é um grande passo. O próximo é a corretora. Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Valeu Finansfera! Estou me organizando para começar a empreitada. Preciso realocar alguns investimentos aqui no Brasil. Abraço!

      Excluir
  5. Valor do IOF atualizado no post!
    de 0,38% para 1,10%!
    Nosso sócio sempre tentando melhorar sua performance na nossa conta.
    abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!