Resultado de Trades com Opções - Fev/2018

Fala Galera da Finansfera!

Estou colocando o blog em dia novamente e por isso vai com um belo atraso o fechamento do mês de Fev/18. Segunda 19/3/18 teremos novamente o vencimento de opções e irei fazer o fechamento das operações de março na semana que vem.

Estou dando continuidade ao processo de operações com Trades/Opções para explorar uma rentabilidade diferenciada do portfólio através de algum giro de capital.




Lembrando que essas operações também possuem para mim um objetivo didático, já que quero aprender incrementar um pouco a rentabilidade com essas operações e utilizá-las após a Independência Financeira. Não gosto da ideia de ir me desfazendo de patrimônio para pagar minhas despesas e essa estratégia poderá gerar um bom retorno.

Outra questão importante na escolha deste formato é que não tenho tempo livre para me dedicar à outras modalidades de trade, tenho um trabalho convencional em tempo integral, e não dá para ficar com a tela do broker aberta o dia todo.

A forma de apuração será a mesma que se utiliza para tributação de renda variável, ou seja, somente haverá apuração de ganhos quando houver fato gerador de imposto. Isso é importante, pois quando lanço opção eu já recebo o prêmio (financeiro), mas somente contabilizarei o ganho ou prejuízo, quando a opção virar pó, no vencimento, ou se por um motivo qualquer eu comprar a mesma opção para encerrar a operação antecipadamente.

Como de costume irei apurar os resultados líquidos de impostos e taxas. O giro de patrimônio pode ser muito danoso se negligenciarmos esses custos.

Também darei prioridade para operações abaixo do radar, para evitar a tributação. Então normalmente estarei vendendo menos que 20k por mês em ativos.

A meta definida foi R$350,00 de geração de renda por mês e outro parâmetro importante é a rentabilidade comparada com o capital imobilizado nestas transações, pois não adianta nada conseguir bater a meta de valor e ter uma rentabilidade próxima ao CDI, estaria me expondo a um risco desnecessário. Espero trabalhar na faixa de 2 a 3% ao mês.

Em 15/jan/18 fiz as seguintes operações:
Compra BBAS3: 34,35
Lançamento BBASB4: 1,34
Strike: 34,54
Quantidade: 400





Segue resultado do mês:
Prêmio: R$534,27
Rendimento no exercício: 62,28.
Este rendimento representa a venda pelo preço de Strike subtraída do preço de compra.

Rentabilidade em relação ao valor total imobilizado: 2,77%

Nota 1: Tenho resultados negativos à compensar e por isso não há desconto de imposto de renda (15%) no valor recebido no prêmio.
Nota 2: Não há pagamento de imposto de renda no exercício, pois a venda foi menor que 20k.

Abaixo temos a evolução da renda gerada nesta carteira.

Conclusão

No mês de Jan/18 uma parte da rentabilidade da operação foi jogada para dez/18 através da redução do preço médio da operação com PETRL67 quer irá ser apurada somente no fim do ano. Já no mês de Fev/18 a operação teve o seu resultado total computado neste vencimento e por isso foi bem mais lucrativa. Tenho preferido ações de empresas que acabaram de sofrer um pull-back ou ficaram para trás quando comparada com outras do mesmo setor. Por isso BBAS3 foi escolhida para o vencimento de Fev/18.

A rentabilidade do mês foi bem interessante, mas poderia ter sido melhor, se não estivesse sendo pressionada pelo patrimônio imobilizado no lançamento das opções da PETRL67 que só vencerão em Dez/18. Se considerarmos somente as opções lançadas para este vencimento teríamos alcançado uma rentabilidade de 4,37% no mês.

Essa estratégia ainda não passou por prova de fogo, já que sempre fui exercido, o mercado tem sido favorável a esse modo de operar. Por isso insisto que é um teste de longo prazo. A Bolsa esticou muito no final de Jan/18 e devolveu forte no início de Fev/18, mas não foi o suficiente para evitar o exercício neste mês.

Grande abraço, bons investimentos e até o próximo post!!!

Disclaimer: Não sou analista certificado. Todos os ativos apresentados nesse blog são apenas ilustrativos, não representando qualquer indicação (nem de compra, nem de venda, nem de manutenção).
Este blog serve apenas para fomentar discussões e trocar experiências.
Conheça bem o mercado que você investe, pois os resultados de suas operações são de sua inteira responsabilidade.

Comentários

  1. Poxa, legal você compartilhar aqui os trades Janota. Aliás, parabéns pela determinação. Agir com esse profissionalismo é essencial para ter sucesso.

    Estarei acompanhando.

    Forte abraço e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poupador,
      Se você for consultar os gurus eles dirão que possuem estratégias com rentabilidade excepcional, mas com probabilidade de acerto de 50%, ou seja igual a jogar uma moeda para cima. Essa estratégia de lançamento coberto tem rentabilidade moderada, mas probabilidade de acerto bem alta. Como adepto da mineiridade prefiro ir comendo pelas beiradas!
      Abraços!

      Excluir
  2. Podia gravar um video monstrando detalhes pra gente. nao acho nada pra ler mais objetivo e completo sobre Put. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô Invisível você está exigindo muito deste pobre escriba! rsrs não tenho a desenvoltura necessária para os vídeos...rsrs
      Mas vou preparar um material mais prático, tentando compilar várias coisas que venho estudando. Talvez eu mude a estrutura deste post também para ficar mais prática.

      abraço!

      Excluir
  3. Olá

    Queria te perguntar, essa planilha foi vc que desenvolveu ou fez o dkebdown de algum lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Asaph,
      O gráfico lá vem de uma planilha minha mesmo, é só para acompanhar o resultado final. Não é automatizda. Faço poucas operações e não me dei ao trabalho de fazer nada elaborado para isso.
      Abraço

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMBEV: O Campeão Voltou!

Resenha do livro: Fique Rico Operando Opções

MPL: Um investimento no exterior com altíssimo yield (até 12%)!